segunda-feira, julho 25, 2005

Oficina II

Depois de ter perdido uma foto incrivel de um elefante, perdi outra foto incrível de uma fila indiana de camelos e um macaco no metro... Pelo menos estamos barganhando mais com os motoristas de Rickshaw, mais exigentes com o comercio e comendo mais. A Bia tá melhor, tá até falando de fazer uma proposta pra voltar pra cá no fim do ano. Ela conheceu Priya que faz rádio no Sarai e pensa em desenvolver umas paradas junto com ela.
A gente conheceu um Holandês que pesquisa sobre desenvolvimento auto-sustentável, ele disse que conheceu o FF e o Alê no Incommunicado bla bla bla.
Bom, a minha fase de sombra por aqui já passou, como só a bia falava no começo durante as apresentações eu ficava meio no papel de homem samambaia, com o tempo as pessoas do sarai nem tentavam falar comigo... isso foi péssimo, por causa disso perdi o papo com o Deebeesh (nem fui chamado!). Somando isso com o episódio dos livros, realmente não fiquei muito feliz com essa situação.
Com as oficinas a parada ficou um pouco diferente, estou sendo obrigado a falar pois tenho dois firewalls na minha frente: Bia e Aman... A merda é ser interpretado e não traduzido ! Eu falo algumas coisas que são barradas pela própria Bia devido a suas limitações tecnicas ou por achar que não é relevante, e outras são barradas pelo Aman pelo mesmo motivo, muitas vezes me vi na situação de ter que explicar, em off, alguns detalhes diretamente para os jovens em uma mistura de português com hindi e inglês, muito e muito gesto... se no primeiro dia de oficina fiquei pendurado totalmente na Bia, no segundo e terceiro ela teve tempo até pra redigir um texto enquanto eu dava a oficina. Somente em casos mais complicados eu recorria a Bia, no geral eu os os indianos perguntavamos como se falava essa ou aquela palavra em inglês/português.
Isso foi muito bom porque quebrou uma certa distância entre os jovens e eu, algumas meninas demoraram 3 dias pra descobrir que eu não falava inglês muito bem, penso que elas achavam que eu não queria falar diretamente com eles ou coisas do tipo. Agora fiz até umas amizades, os garotos me chamam de Baico (irmãozão), converso na medida do possível com as meninas que falam inglês sem a ajuda da Bia e com outras vai com gestos mesmo, como no caso da Pinky e da Sunita (Astrid).
Falando em Pinky, tenho a impressão que ela tá me sondando hahaha, olhe minhas fotos no flickr, ela sempre está do meu lado ou muito proxima de mim, vira e mexe ela pergunta sobre coisas que eu gosto, o que não gosto, que quer aprender português, ir pro Brasil, que meu sorriso é lindo, que meus olhos são bonitos etc...etc..etc... Sem tirar que muitas vezes ela conversa com a Sunita (a que fala inglês) e as duas ficam cochichando olhando pra mim, o tradutor entende o que elas falam, olha pra mim da uma rizadinha levanta e sai fora... M.E.D.O. Será que estão tramando um casamento ? hahhaha
Ah, a Pinky nos convidou para jantar na casa de seu tio, rapaz... nunca comi uma comida tão boa desde que cheguei aqui, o tio da Pinky é um artista plástico premiado internacionalmente, 4 vezes, ele tem uma deficiência na perna e ele trabalha em diversas ONGs aqui em Delhi, o cara é bom, pena que ele vende todos os seus quadros, vimos apenas fotos.
A oficina teve seu conteudo técnico bem administrado, muitas vezes tive que me aprofundar bastante em alguns assuntos, a molecada não se contenta com pouco, realmente pra dar uma oficina pra essa garotada tem que estar muito bem preparado e dominar por completo o assunto, se não você é destruido. Nunca me aprofundei tanto numa oficina,tive que explicar as diferenças entre o processo de gravação de um CD-R, CD-RW... funcionamento interno de um HD, floppy e o papel do sistema operacional nisso tudo.
Mas a parte conceitual de metareciclagem foi barrado pelo firewall (aman) em vez de traduzir ficou discutindo com a gente sobre a bagaça...
Bom, de bônus dei uma oficina de animação, eles fazem muita coisa com GIMP, é assustador a paciência que eles têm pra fazer trablhos incríveis com a ferramenta, mas não vi nenhum trabalho com máquinas fotográficas, tipo animação com objetos ou desenhos, propus algumas animações na lousa e com objetos, os resultados foram muito legais.
Além de propor uma oficina de pintura de máquinas, que não rolou direito ainda por falta de máquinas, estamos esperando o sarai conseguir as máquinas... seja como for pintamos uma máquina com a ajuda do premiado tio da Pinky.
Propus também uma oficina de pipas pro dia 14 e 15 de agosto, vai vendo....